quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tamara, Madonna

Tamara de Lempicka nasceu Maria Górska, na Polônia em 1898.

Filha de um advogado e uma socialite, estudou na Suíça, tendo seus pais separados, morou com sua tia e com 15 anos conheceu na Rússia o homem com decidiu se casar e adotou seu sobrenome, Lempicki.
Quando ele foi preso durante a revolução russa, ela percorreu diversas prisões atrás dele e conseguindo libertá-lo, passou com ele por vários países.

Foi em Paris que ela começou a desenvolver seu estilo artístico, sendo que ela já trazia uma intensa bagagem cultural e conhecimento dos mestres da pintura italianos. Seu estilo levemente cubista e geométrico ganhou notoriedade e sua produção aumentou consideravelmente e por volta de 1923 já expunha seus trabalhos em galerias importantes. É tida atualmente como um dos grandes nomes do período da Art-decó. Pintou retratos de grandes personalidades e nobres europeus. Foi um grande nome da boemia parisiense (ou seja, viveu onde a produção cultural fervilhava!), conheceu Picasso e Jean Cocteau. Tinha uma imagem de beleza muito forte e esteve abertamente ligada á bissexualidade e esteve relacionada de forma clara á lésbicas e bissexuais dos círculos artísticos. Por isso, seu marido a deixou em 1927. Negligenciou o marido e também sua filha, Kizette, a quem quase não via, mas retratou em diversas obras.


Tamara de Lempicka foi uma das primeiras mulheres e artistas a adicionar o glamour á sua carreira e vida, explorando a beleza, trabalhando a imagem e o conceito sobre si própria.







Quem mais poderia se apaixonar pelo trabalho dela?












Madonna, que desde criança queria chamar a atenção, ser vista e ser reconhecida por algo.
Não dá para precisar quando Madonna conheceu e se interessou pelo trabalho de Tamara, mas a primeira e mais óbvia aparição dessa referência e na abertura incrível e sensual da Who's that girl tour com a música Open your heart, quando o palco, a banda e os dançarinos estão sendo apresentados e obras de Tamara aparecem no telão que cobre Madonna.













Mas ainda assim, ainda vemos antes dessa tour a aparição do trabalho de Tamara em um videoclipe e outras imagens e gestos que lembram as obras dela...






















continua

sábado, 24 de abril de 2010

Ainda me faz querer rezar.

Quando a confirmação de que Madonna colocaria mais uma vez like a prayer em uma tour chegou, causou um pouco de preocupação por ser mais uma música repetida.
Mas nossa surpresa com a nova versão acabou com qualquer decepção, pois a força e a emoção que a música ganhou com a inclusão do instrumental de Feels like home fez esse clássico se tornar mais uma vez um hino para as massas que foram á Sticky&Sweet Tour.








E a imagem capturada por Guy Oseary que virou a capa do livro de fotos da tour registra que 20 anos depois desse marco da história da música, ainda foi possível transformá-lo e Madonna ajoelhou-se para rezar, depois de tantas frases de moral religiosa, símbolos, uma dança enlouquecida com seus fiéis futuristas e um novo exorcismo na passarela e assim nessa posição foi consumida pelo fogo da purificação.




Para ressurgir então nova, em raios de luz.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Doce, mais uma vez...

Ela voltou, só pra dizer que ainda está no trono.






Em 2009, Madonna voltou para algo que nunca tinha feito em sua carreira: continuar com a mesma turnê, mesmo após o fim anunciado (e que nós presenciamos) e após a contabilidade feita, dando o título de maior turnê em faturamento e público de todas as suas já realizadas.
Claro que devido ao sucesso e talvez até um contrato que já previa uma continuação, afinal é para isso que a Live Nation entrou na estória, Madonna rendeu-se e mesmo querendo ser sempre criativa e jamais se repetir, voltou para mais três meses de Sticky&Sweet e fazendo a caridade de passar por mais países que ainda não tinham tido a benção de estar no seu roteiro, fazendo desta a sua turnê mais voltada a agradar seu público, que é mundial.



Mas claro que algum toque de novidade ela tinha que dar.
Segundo Jamie King, diretor de palco e "criador" das performances dos shows, a segunda parte da turnê ficou mais próxima do idealizado inicialmente.
A abertura permaneceu a mesma, mas com um novo figurino, mais justo e ainda sóbrio, mas bonito e com um cabelo repartido á direita e bem mais volumoso.



A maior e mais interessante diferença talvez tenha sido a do segundo bloco.
Heartbeat foi substituída por um clássico do passado que Madonna já não queria mais cantar, Holiday. Devido a proximidade do lançamento de Celebration, a música teve samples do instrumental da nova faixa, mais alguns de Everybody e uma lina interrupção para um dançarino fazer uma performance cover de Michael Jackson e a rainha, agora de sainha e não shortinho rende homenagem ao único e verdadeiro rei.




Em seguida, troca Borderline por Dress you up em versão quase punk, quase anos sessenta.




foto: Equipe site queenmadonna.com


No fim do show, Frozen entra após Like a prayer numa versão forte, coreografia com estilo um tanto hip-hop e samples de Open your heart que combinarem muito com essa nova versão.




E mais uma vez ela lotou arenas e praças, deixou seus fãs de todas as partes felizes, mas só pecou em deixar esses registros de fora do DVD oficial ...





Deixou-nos com uma imensa expectativa por um próximo espetáculo como esse, mas desde então tornou-se amiguinha dos brasileiros e de vez em quando vem nos visitar!

O figurino Sticky&Sweet

Imagem de Madonna na Sticky & Sweet: Jovem






Ok, não dá mais pra aguentar falar nessa tour.

Mas o registro da turnê que nós brasileiros pudemos ir está nas lojas e é um importante momento na história madônnica.

Á beira de uma separação, com 50 anos, com um disco demorando para emplacar e críticas á sua forma física, Madonna veio mostrar que ainda está aí, dá recados explícitos que de que ela NÃO VAI PARAR e investiu muito na turnê que salvaria seu último trabalho com a Warner, já que o álbum não rendeu o esperado.



E pra isso, pra imprimir a imagem de ainda-poderosa contou com grandes nomes do design de moda.
Trabalhando com Madonna desde 1997, Ariane Phillips mais uma vez acertou na escolha.






Para o primeiro bloco da tour, onde Madonna aparece "levemente" dominadora e sensual com couro e preto, Ricardo Tisci da Givenchy é o responsável.











O segundo bloco, que deixa mais clara a imagem jovem e enérgica, Jeremy Scott criou para ela e dançarinos roupas coloridas, marca dos anos 80, com inspirações dos grafismos de muros, dos jovens e de Keith Haring.









Para a emoção do segundo bloco, uma capa preta Givenchy novamente, pesada e dramática...





...mas que tem por baixo um conjunto colorido, sensual e leve, cheio de adereços cor-de-rosa com cruzes, também de Tisci para a Givenchy.







E por último, o mais estranho e comentado visual, Givenchy novemente, onde Madonna talvez seja uma guerreira do futuro ou uma amazona viajante do tempo, já que o tic-tac do relógio permeia todos os blocos do show.






Com essa ousadia de experimentações em cima de temas, Madonna fez a sua tour mais lucrativa, a maior de todas de 2008 e 2009 e ainda está dominando quando o assunto é show, lançamentos e Madonna e vendas, coisa que ela faz muito bem, mesmo que não com a mesma força do passado.




Madonna com 50, mais esperta que duas de 25.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Grudenta, doce e feliz

Essa foi a primeira impressão que tive na estréia da S&S Tour.
De alegria, bem-estar, força e empolgação.


Logo nos primeiros vídeos tremidos e curtos e nas primeiras fotos da impresna, como essa abaixo, vi que Madonna dançava muito e sorria muito nesse novo show e dava uma atenção ao público como nunca.


A mulher mais famosa do munda estava na mira de todos novamente por quê estava chegando aos 50 anos, coisa que eu não conseguia imaginar como seria quando eu era novinho e via Madonna escandalizando com o lançamento do Sex ou sua vinda em 1993.





Mas ela chegou aos 50 e estreava sua 8º turnê com essa imagem tão joveme e cheia de vitalidade.





O show é cheio dessa mensagem...ninguém vai me parar agora, o tempo está passando, tic-tac, tic-tac, tic-tac.

O video de Vogue mostra isso. Tanta beleza e belos rostos, mas o relógio está lá, o tempo não para, ele continua sempre, nós é que paramos.
Ela não quer parar.
Bateu seu próprio recorde de bilheteria e arrecadação, visitou países que não a recebiam há décadas e ainda voltou para mais três meses de shows em 2009, com novas performances, clipe e namorado.




Em tempos de Lady Gaga, Madonna continua sendo vista como a rainha original e tão poderosa como sempre.





Pulou corda e deixou bem claro que ninguém pode fazer igual. Ela está ainda na infância dessa nova pessoa que ela é, ainda brinca como uma menina e vai crescer de novo diante de nossos olhos para amis ainda acompanharmos como uma pessoa se transforma e vive várias vidas nela mesma, parece várias pessoas nela mesma e faz as pessoas se juntarem sem pensar no ontem, olhar para frente .






"If I got a night, at least I can say I did what I wanted to do, so tell me how about you."