terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Coisas que o tempo venceu IV

Blond Ambition Tour.

A turnê mais famosa e marcante de Madonna, que criou imagens pelas quais ela é conhecida até hoje, a preferida de muitos fãs. E que não existe em DVD.

Talvez por questões  chatas que envolvem direitos autorais, lucros, direitos de imagem e algumas birras, os registros desse show não puderam ser comercializados em outro formato além do Laserdisc, a promessa de substituição com qualidade para o VHS. O contrato com a Pionner, patrocinadora, era de lançamento neste formato, mas como ele logo perdeu valor, outra série de questões com a Warner emperrou o lançamento em DVD, o tempo passou e lançar um show antigo seria muito arriscado, pois só os fãs seriam os maiores interessados. O contrato com a Pioneer expirou há alguns anos e hoje os direitos devem estar nas mãos de alguns empresários que não devem saber nem o que fazer com isso.


Mas, mesmo assim, o Laserdisc está hoje nas mãos de alguns sortudos que compraram na época ou conseguiram depois (como eu).

A gravação é a do último show da turnê, em 05 de agosto de 1990, no Stade de l'Ouest, em Nice, França.
Esse show foi transmitido pela HBO e teve um pico de audiência incrível. Hoje os fãs contam com downloads do show copiado do Laserdisc e assim podemos ter nossos DVD's em paz.



domingo, 19 de dezembro de 2010

Coisas que o tempo venceu III



De Detroit para o Mundo!

A Who's that girl Tour foi a primeira turnê de Madonna a ganhar o mundo e mostrar o quanto ela já tinha se tornado famosa. E foi no Japão que ela encontrou um de seus maiores públicos.
No dia 22 de junho de 1987 no Korakuen Stadium, ela fez o quarto show  da turnê e este foi filmado e transmitido especialmente na TV japonesa, em um especial patrocinado pela Mistubishi, com alguns comerciais interessantes onde Madonna aparece dançando com a roupa da capa da coletânea You can dance.



Logo após, o registro foi lançado em VHS e depois na novíssima tecnologia que o substituía, o Laser Disc, que prometia maior fidelidade a som e imagem, mas infelizmente durou pouco tempo. 












Estes artigos são exclusivos do mercado japonês, pois para o lançamento mundial do registro do show foi feito um mix (insano) de imagens essencialmente de Turim mas também de Florença (ambas cidades italianas) com imagens de Tókio. Este é o nosso conhecido Ciao, Italia!, lançado em VHS e depois em DVD já em 1999.






Mais um pros colecionadores. Mas é possível baixar o conteúdo copiado do LD.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Coisas que o tempo venceu II





Em 1987, a Warner lançou na Inglaterra um VHS promocional contendo os videoclipes de sucesso de Madonna até então e também um K7 com as faixas. Era época da Who's that girl Tour e sendo a primeira turnê de Madonna a sair dos EUA e mostrar sua força para o mundo, era uma excelente oportunidade de vender sua grande artista. Mas, com o lançamento mundial de Immaculate Collection anos depois, esta coletânea ficou desatualizada e desnecessária...

Mais uma para os colecionadores... 

Em cinco anos de carreira, Madonna já acumulava estes sucessos e que seriam os clássicos pelas décadas seguintes:


Holiday
Lucky Star
Like A Virgin
Materiel Girl
Into The Groove
Angel
Dress You Up
Borderline

Live To Tell
Papa Don't Preach
True Blue (Remix)
Open Your Heart (Remix)
La Isla Bonita (Remix)
Who's That Girl






Hoje em dia esse tipo de produto fica mesmo inútil, já que a possibilidade de baixar tudo que exista sobre seu artista favorito sem pagar e sem ocupar espaço no armário matou a emoção de esperar por um lançamento e a alegria de comprá-lo e chegar com ele em casa.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Coisas que o tempo venceu



Algumas maravilhas promocionais ficaram perdidas no tempo com a evolução desesperada das mídias, que cada vez mais rápido são substituídas.




She's Breathless é uma delas.




Não é material da videografia dela, mas é um item oficial lançado pela Warner em 1990 exclusivamente na Inglaterra.

É uma compilação de videoclipes de sucesso da década de 80 e alguns dos clipes oficiais de Madonna que nunca foram laçados em suas coletâneas estão nesse material. Foi lançado em VHS e também existe o áudio em K7.

Contém: 

"Like A Virgin"
"Material Girl"
"Into The Groove"
"Angel"
"Dress You Up"
"Borderline"
"Live To Tell"
"Papa Don't Preach"
"True Blue"
"Open Your Heart"
"La Isla Bonita"
"Who's That Girl"
"Causing A Commotion"
"Like A Prayer"
"Express Yourself"
"Cherish"
"Dear Jessie"
"Vogue"




Foi um item de promoção da Blond Ambition Tour, que continha Vogue, que estava no seu momento de auge, a turnê só dava o que falar e foi então uma excelente oportunidade para... vender.




Como seu tempo passou, nunca foi relançada em DVD e hoje é item para colecionadores.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Obrigado, Christopher Flynn.







Uma figura tão mítica quanto Madonna.


O responsável pela criação do mito Madonna.

Christopher Flynn, professor de dança, gay, ousado, fervido o suficiente para mostrar ao mundo as verdades cruas a uma menina cheia de sonhos e nenhuma estrutura emocional, que quase não sabia de nada.


O homem que reconheceu e viu a Madonna em essência por trás do corpo magro e inexperiente.



O homem que viu a diva, a rainha do pop, a mulher mais famosa do mundo, a artista pop feminina mais bem sucedida da história, a criadora de tendências. Antes dela existir.


Temos que nos render á excelência perceptiva dele.
Que Deus o tenha.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Amiga câmera








Madonna, início de carreira, começando a se tornar conhecida mundialmente, já convidada para estrelar um filme, brincando de ser amiga da equipe entrosando-se com a câmera, sua amiga inseparável desde então.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Escura, não! Profunda!







Uma turnê escura, densa, tensa, dizem uns.


Mas de uma expressão tão forte, tão sentimental e sincera! A Drowned World Tour marcou o retorno de Madonna aos palcos, foram 8 anos de espera dos fãs. Voltou de maneira diferente. Ao invés daquele colorido pop, as camadas profundas das emoções humanas, a entrega das verdades, dos desejos e das percepções arquivadas na mente da mulher que foi a punk do pop, a gueixa do pop.



Na imagem acima, Ray of light.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

You can dance, I can dance.





Inaugurando a Hard Candy Fitness, Madonna dá o privilégio para alguns de dançarem com ela, de terem uma aula e suarem com ela. Como se ela os convidasse a participar dessa alegria de viver. Sua expressão parece de quem se sente acolhida e não de quem acolhe.

O que sente Madonna agora, aos 52 anos, em uma fase afastada da carreira musical, das paradas, dos videoclipes, de tudo que ela dominou por 25 anos e de repente ficou para trás?