sexta-feira, 28 de maio de 2010

Tamara, Madonna e as mulheres

EXPRESS YOURSELF




Tamara de Lempicka retratou muito as mulheres, revelando-as e dando importância à figura feminina com o olhar de quem se apaixonava por elas.
Madonna fez o mesmo em sua carreira, evidenciando a mulher e dando à elas as características que poderiam ser essenciais para sua libertação. E também se apaixonava por elas.
O videoclipe de Express yourself de 1989 ( da música que é considerada como um hino feminista), dirigido por David Fincher além de trazer toda a inspiração no clássico Metrópolis, filme de 1927, também traz um pouco das mulheres de Tamara nas roupas de cores fortes, nos cabelos meio anos 30/40, nos tecidos e movimentos suaves.
Mais sobre Metropolis: http://ique-imagemmadonna.blogspot.com/2009/07/metropolis.html

Interessante que Tamara também é conhecida como grande nome da Art Decó, período artístico que compreende o final dos anos 20 e a década de 30, o mesmo em que o filme Metropolis foi lançado e que Tamara pintou Nova York com a mesma aparência do filme. E Madonna, inteligente, uniu essas referências à mensagem libertadora de sua música, da forma como Metropolis e Tamara propagaram a liberdade.
Mais um ponto para a verdadeira rainha do pop.








"Tamara de Lempicka, em pessoa"
































Não acaba aqui.


continua...




por Ique In Vogue





terça-feira, 18 de maio de 2010

Faz uma pose, Tamara!

Até em Vogue Tamara está, e muito!

No clipe glamuroso e marcante de 1990, váris obras de Tamara aparecem no cenário, em quadros e inspiram também algumas poses e roupas, uma aula de arte e fotografia...










Até o estilo dos dançarinos encontra referência...













segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tamara, Madonna


Abra seu coração!




Em 1986, Madonna aparece mais sensual ainda no vídeo de "Open your heart", vídeo que considero dos mais fantásticos dos anos 80, dirigida pela primeira vez pelo talentoso Jean Baptiste Mondino.

E como ela já se diferenciava pelas referências artísticas que se podia notar nos videos, e seus visuais que trocavam constantemente (idéia que inclusive está no videoclipe), encontramos obras de Tamara de Lempicka formando a entrada da casa de shows onde Madonna dança.