Páginas

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Coisas que o tempo venceu IV

Blond Ambition Tour.

A turnê mais famosa e marcante de Madonna, que criou imagens pelas quais ela é conhecida até hoje, a preferida de muitos fãs. E que não existe em DVD.

Talvez por questões  chatas que envolvem direitos autorais, lucros, direitos de imagem e algumas birras, os registros desse show não puderam ser comercializados em outro formato além do Laserdisc, a promessa de substituição com qualidade para o VHS. O contrato com a Pionner, patrocinadora, era de lançamento neste formato, mas como ele logo perdeu valor, outra série de questões com a Warner emperrou o lançamento em DVD, o tempo passou e lançar um show antigo seria muito arriscado, pois só os fãs seriam os maiores interessados. O contrato com a Pioneer expirou há alguns anos e hoje os direitos devem estar nas mãos de alguns empresários que não devem saber nem o que fazer com isso.


Mas, mesmo assim, o Laserdisc está hoje nas mãos de alguns sortudos que compraram na época ou conseguiram depois (como eu).

A gravação é a do último show da turnê, em 05 de agosto de 1990, no Stade de l'Ouest, em Nice, França.
Esse show foi transmitido pela HBO e teve um pico de audiência incrível. Hoje os fãs contam com downloads do show copiado do Laserdisc e assim podemos ter nossos DVD's em paz.



domingo, 19 de dezembro de 2010

Coisas que o tempo venceu III



De Detroit para o Mundo!

A Who's that girl Tour foi a primeira turnê de Madonna a ganhar o mundo e mostrar o quanto ela já tinha se tornado famosa. E foi no Japão que ela encontrou um de seus maiores públicos.
No dia 22 de junho de 1987 no Korakuen Stadium, ela fez o quarto show  da turnê e este foi filmado e transmitido especialmente na TV japonesa, em um especial patrocinado pela Mistubishi, com alguns comerciais interessantes onde Madonna aparece dançando com a roupa da capa da coletânea You can dance.



Logo após, o registro foi lançado em VHS e depois na novíssima tecnologia que o substituía, o Laser Disc, que prometia maior fidelidade a som e imagem, mas infelizmente durou pouco tempo. 












Estes artigos são exclusivos do mercado japonês, pois para o lançamento mundial do registro do show foi feito um mix (insano) de imagens essencialmente de Turim mas também de Florença (ambas cidades italianas) com imagens de Tókio. Este é o nosso conhecido Ciao, Italia!, lançado em VHS e depois em DVD já em 1999.






Mais um pros colecionadores. Mas é possível baixar o conteúdo copiado do LD.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Coisas que o tempo venceu II





Em 1987, a Warner lançou na Inglaterra um VHS promocional contendo os videoclipes de sucesso de Madonna até então e também um K7 com as faixas. Era época da Who's that girl Tour e sendo a primeira turnê de Madonna a sair dos EUA e mostrar sua força para o mundo, era uma excelente oportunidade de vender sua grande artista. Mas, com o lançamento mundial de Immaculate Collection anos depois, esta coletânea ficou desatualizada e desnecessária...

Mais uma para os colecionadores... 

Em cinco anos de carreira, Madonna já acumulava estes sucessos e que seriam os clássicos pelas décadas seguintes:


Holiday
Lucky Star
Like A Virgin
Materiel Girl
Into The Groove
Angel
Dress You Up
Borderline

Live To Tell
Papa Don't Preach
True Blue (Remix)
Open Your Heart (Remix)
La Isla Bonita (Remix)
Who's That Girl






Hoje em dia esse tipo de produto fica mesmo inútil, já que a possibilidade de baixar tudo que exista sobre seu artista favorito sem pagar e sem ocupar espaço no armário matou a emoção de esperar por um lançamento e a alegria de comprá-lo e chegar com ele em casa.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Coisas que o tempo venceu



Algumas maravilhas promocionais ficaram perdidas no tempo com a evolução desesperada das mídias, que cada vez mais rápido são substituídas.




She's Breathless é uma delas.




Não é material da videografia dela, mas é um item oficial lançado pela Warner em 1990 exclusivamente na Inglaterra.

É uma compilação de videoclipes de sucesso da década de 80 e alguns dos clipes oficiais de Madonna que nunca foram laçados em suas coletâneas estão nesse material. Foi lançado em VHS e também existe o áudio em K7.

Contém: 

"Like A Virgin"
"Material Girl"
"Into The Groove"
"Angel"
"Dress You Up"
"Borderline"
"Live To Tell"
"Papa Don't Preach"
"True Blue"
"Open Your Heart"
"La Isla Bonita"
"Who's That Girl"
"Causing A Commotion"
"Like A Prayer"
"Express Yourself"
"Cherish"
"Dear Jessie"
"Vogue"




Foi um item de promoção da Blond Ambition Tour, que continha Vogue, que estava no seu momento de auge, a turnê só dava o que falar e foi então uma excelente oportunidade para... vender.




Como seu tempo passou, nunca foi relançada em DVD e hoje é item para colecionadores.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Obrigado, Christopher Flynn.







Uma figura tão mítica quanto Madonna.


O responsável pela criação do mito Madonna.

Christopher Flynn, professor de dança, gay, ousado, fervido o suficiente para mostrar ao mundo as verdades cruas a uma menina cheia de sonhos e nenhuma estrutura emocional, que quase não sabia de nada.


O homem que reconheceu e viu a Madonna em essência por trás do corpo magro e inexperiente.



O homem que viu a diva, a rainha do pop, a mulher mais famosa do mundo, a artista pop feminina mais bem sucedida da história, a criadora de tendências. Antes dela existir.


Temos que nos render á excelência perceptiva dele.
Que Deus o tenha.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Amiga câmera








Madonna, início de carreira, começando a se tornar conhecida mundialmente, já convidada para estrelar um filme, brincando de ser amiga da equipe entrosando-se com a câmera, sua amiga inseparável desde então.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Escura, não! Profunda!







Uma turnê escura, densa, tensa, dizem uns.


Mas de uma expressão tão forte, tão sentimental e sincera! A Drowned World Tour marcou o retorno de Madonna aos palcos, foram 8 anos de espera dos fãs. Voltou de maneira diferente. Ao invés daquele colorido pop, as camadas profundas das emoções humanas, a entrega das verdades, dos desejos e das percepções arquivadas na mente da mulher que foi a punk do pop, a gueixa do pop.



Na imagem acima, Ray of light.

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

You can dance, I can dance.





Inaugurando a Hard Candy Fitness, Madonna dá o privilégio para alguns de dançarem com ela, de terem uma aula e suarem com ela. Como se ela os convidasse a participar dessa alegria de viver. Sua expressão parece de quem se sente acolhida e não de quem acolhe.

O que sente Madonna agora, aos 52 anos, em uma fase afastada da carreira musical, das paradas, dos videoclipes, de tudo que ela dominou por 25 anos e de repente ficou para trás?

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Academia da Madonna

Tenho certeza que tem botox na bochecha


Inaugurando um novo empreendimento, a primeira Hard Candy Fitness, uma academia, para promover o bem-estar e o cuidado com a saúde (isso aí!), além de incentivar também as pessoas a se mexerem, numa sociedade sedentária e estressada, Madonna aparece feliz, jovial, cheia de sorrisos autênticos, como se sentisse um alívio ao ver que ainda é bem recebida.


E obviamente com alguma intervenção no rosto.

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Dor, suor e sucesso








Quem dança, sabe. Enfrentar dor, alongar, ultrapassar limites, suar, derrubar a preguiça, esquecer problemas. Ingredientes  para se fazer uma Madonna.


A paixão e o respeito á maravilha do movimento fazem uma pessoa passar por isso e muito mais, pela liberdade da expressão e do movimento livre, muito mais amplo e sincero que as palavras.





Madonna aos 20 anos, em aula de Ann Arbor, passando por tudo isso, rumo a... nós já sabemos.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Terminei...

Terminado mais um ensaio fotográfico. Nesta vez, para a grife de grandes amigos e que a apoiaram tanto e também foram agraciados por ela.


Dolce & Gabbana



Está cansada? Queria estar fazendo outra coisa, por exemplo, um novo disco?


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ou sou eu que guardo um segredo?



Ao terminar a The Girlie Show, Madonna começou a produzir algumas demos para seu próximo álbum, com Shepp Pettibone. Com o tempo ela decidiu mudar a sonoridade do disco para apostar em um R&B mais puro e trazer mais som inspirado na black music e trabalhar com produtores desse estilo.
Shep Pettibone dispensado.



Não dá pra dizer que só esse foi o motivo do descarte dele, mas a mágoa foi grande. Ele nem é citado como co-autor da música. Mas ela pede desculpa para ele no encarte do disco.



O que diz Bruce Baron, autor de vários artigos sobre as músicas não lançadas de Madonna e que teve o privilégio (não é um?) de ouvir essas músicas que ficam nos arquivos da Library Of Congress in Washington DC, uma biblioteca que guarda e registra os direitos sobre obras , é que a versão de Secret que foi descartada era muito diferente da que foi lançada. E que a versão do disco chega a ser chata se comparada á demo, que é mais poderosa.



Imagine uma versão mais dance. Com partes da letra diferentes. 


Talvez até pela influência do estilo de Shep. Já li em algum lugar que ela chega até a lembrar Vogue.





Por quê você mudou tudo Madonna? Será que esse menino sabe o segredo?

domingo, 21 de novembro de 2010

As luzes do alto.









É difícil encontrar imagens em boa qualidade e que mostrem a beleza e com detalhes o palco da Blond Ambition Tour.



Esses registros são também de Peter Morse, o iluminador desta e outras tours (ver post anterior), que teve a sublime missão de analisar o conceito e a emoção do espetáculo e imaginar quais cores dariam mais impacto, quais partes do cenário, quais destaques em dançarinos e banda, quais destaques em Madonna ajudariam a tornar a experiência mais impactante para os sentidos. Um trabalho maravilhoso. E que deve ser um grande prazer ter seu nome na história do espetáculo pop, no show mais famoso e marcante da carreira de um artista, e da artista da década, das décadas.

sábado, 20 de novembro de 2010

Neblina e sombras onde se enconde Madonna



Março de 1992, lançamento de Shadows and fog  (Neblina e sombras), do maravilhoso Woody Allen.
Um filme em preto e branco, que se passa á noite entre as sombras da cidade. Um clima tenso e pesado. Situações cretinas. A presença divertida de Allen, que consegue ser engraçado sem se mover. Pequenos dramas pessoais e críticas leves ao comportamento estúpido do ser humano, principalmente quando segue as regras estúpidas de sua pretensa sociedade organizada, mas que é estúpida.



Mas o que a Madonna está fazendo ali? Aparecendo em poucos minutos do início do filme, Madonna nada mais é que uma das artistas do circo que está na cidade e com quem o palhaço se envolve, traindo a mulher a alguns metros de casa. E rapidamente passa pela história como a mulher sem pudor e sem moral que trai uma colega de trabalho enquanto o marido bêbado dorme.

Nestes fimes dos anos 90, Madonna sempre era a mulher que ferrava com tudo.
Subliminarmente Madonna era queimada na fogueira da consciência pop, destruindo os bons costumes e depois desaperecendo ou morrendo, para nossa boa moral não ser mais ameaçada por essa mundana imoral.
Que nós adoramos.






Seja como for, um filme interessante, mesmo com a participação minúscula de Madonna, mas o trabalho de Allen sempre merece ser analisado.



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Uma nasceu para a outra.


 
Uma parceria que parece duvidosa de tão perfeita. A filha continuando e se afinando completamente ao estilo e á inteligência para a criação e para os negócios, exatamente como a mãe.
Parecidas físicamente e criativamente. O mesmo talento para ser destaque, para ser notícia e tendência.
No lançamento da linha Material Girl para a Macy's, que apesar da falta de notícias, ainda continuar rolando firme e forte, as duas pareciam uma só. E claro, tal como a mãe sozinha, Lola foi mais importante que o evento, que aquilo que era o assunto da noite. Assim como Madonna, sua existência e sua presença são mais interessantes que qualquer acontecimento.

Uma mostra curiosa de como uma pessoa pode ser maior do que acontecimentos e ainda criar acontecimentos a sua volta, como uma deusa criando. Isso é instigante e é o que me maravilha em Madonna. E agora no capítulo II, Lola.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Os raios de luz do espetáculo.

Peter Morse foi o profissional de iluminação que teve a oportunidade de trabalhar com Madonna da WTG Tour até a DW Tour.
Se teve essas quatro oportunidades é por quê teve algo para mostrar.


E essas imagens de próprio Peter mostram a grandiosidade do palco da Drowned, o quanto as luzes tornam os momentos e os detalhes tão especiais e contribuem para envolver o público na performance.
Deixam nítido o quanto o palco e as estruturas eram imensos, quanta tecnologia montada e desmontada constantemente para levar o público a acreditar na realeza e grandiosidade de uma pop star.





Frozen


La isla bonita

Imagens: site oficial  http://www.petermorse.com/

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

A bomba.





Foto de Steven Meisel





A bomba sexual dos anos 90. 


Madonna, a louca, e o modelo e ator pornô que ela vestia de mulher e maquiava.


O romance fetichista que ninguém/todo o mundo esperava naquela época.



Em breve, aqui...

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Capa Fake.






Não, não é a Madonna meeeeeesmo.



Mas enquanto mamãe-disco aprovava a capa do "Confessions on a dancefloor", como mostrei no post anterior, algum dos milhares de criativos fãs montava uma capa fake, talvez para distrair um pouco enquanto aguardávamos ávidos por notícias...

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Me pegaram!





Retirada de madonnaonline.com.br





Tudo o que mais queremos e falamos hoje é de um novo álbum, que esperamos ansiosamente, mas sabemos que não aparece tão cedo.

Em 2005, Madonna é flagrada saindo de um estúdio com um teste de impressão da capa de seu álbum em produção, que estávamos também esperando, "Confessions on a dancefloor".


Com fotografia de Steven Klein e produção gráfica de Giovanni Bianco, já dava pra ter a prova de que o tema principal do álbum seria a disco music. Será que ela não mostrou de propósito? Ou ela nem desconfia de que é fotografada em todos os lugares?

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Tão perto das pessoas...









American life. Um álbum injustiçado e incompreendido. O meu segundo preferido.

Em 2003, logo após o lançamentodo disco, no dia 09 de maio, Madonna fez uma apresentação incrível na loja megastore HMV Oxford Street, em Londres,  para promovê-lo. Incrível pela proximidade com o público, um show pequeno, quase um acústico, num palco comum, tão acessível e visível por todos.
Coisa praticamente impensável para uma artista de tamanha projeção na música mundial. Como se ela convidasse as pessoas a sentarem com ela para ouvir deus desabafos, pois o disco é de desabafos e descontentamentos.





Um momento muito interessante, com pouquíssimos registros, apenas uma boa gravação em áudio, mas que vale a pena para quem gosta da PESSOA Madonna.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

GHV 2


Foto: http://madonnacollector.sweb.cz/index_uk.htm





Em 2001 a Warner decidiu lançar mais uma coletânea com sucessos da Madonna, já que se encerrava mais uma década e também para aproveitar e vender no embalo do retorno de Madonna aos palcos com a Drowned World Tour.

Devido a preparação dos shows, Madonna não tinha e nem estava a fim de fazer nada novo para a coletânea e nem perticipou da criação e execução de nada, sendo que o resultado foi uma compilação simples, de divulgação fraca  e de poucos atrativos, chamada simplesmente GHV 2.


O que vemos nessa postagem é a versão não aprovada para acapa do disco, impressa numa versão digipack que parecia um pequeno livro de capa dura e lombada quadrada. Essa versão existiu, mas com a capa que conhecemos. Esta imagem é de uma impressão para teste. Por quê não saiu mesmo, não dá pra saber.
Quantas coisas poderiam ter sido melhores, se houvesse mais vontade para isso???

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Imaginação






Existem algumas coisas da Madonna que permanecem um mistério, que ficam na nossa imaginação. Momentos sem registro oficial, ou sem registro algum. Ou com fotos e vídeos nas mãos de alguém pelo mundo que esteve presente , que teve acesso e guarda essas lembranças em suas coisas e nós... ficamos imaginando.



Imagine Madonna cantando Sky fits heaven / Shanti/Ashtangi / Ray of light para poucos convidados para lançar e divulgar seu disco em 1998.
Imagine e sinta isso numa foto rara, exclusica e mágica como essa.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Imagem rara em Polaroid!








Rara imagem de Madonna em Polaroid (lembra disso?) em 1989, nas gravações do marco da história da humanidade chamado Express yourself.

sábado, 30 de outubro de 2010

Estranha sessão fracassada.







Numa estranha sessão da qual poucas fotos são boas, um estranho trabalho onde é difícil encontrar uma coesão entre todas as imagens, onde a produção parece descuidada, uma foto que poderia ser a capa do disco...










Na MINHA opinião.
http://ique-in-vogue.blogspot.com/

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Estórias...










Madonna dando vida á uma obra de arte. Várias delas!
No espetacular clipe para Bedtime Story, em 1994, Madonna dá vida a sonhos e pesadelos, imagens abstratas, surreais, fantasiosas, visões ou alucinações ou a realidade, dela ou dos artistas que a criaram.



Como esta, inspirada no quadro The ends of the Earth (Os fins da Terra), de 1949, da pintora surrealista argentina Leonor Fini.

domingo, 24 de outubro de 2010

Poses.

Referências, idéias, cinema, disco music, AIDS, informação, emoção.
Um mistura muito grande e bem executada que resultou em uma tour clássica.
Preparada com estudo, com intensidade, por pessoas tão diferentes, por histórias tão particulares.




Um registro raro da criação e preparo disso tudo.



Ensaio para Vogue na Girlie Show, 1993.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Rainha até nas ruas.

Rainha do pop, ou talvez da Disco, até no meio da rua!





segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Words and Music

"Eu quis chamá-lo de Sutra, mas achei que seria um nome abstrato demais... então se tornou Mantra mas ainda tinha um significado profundo demais para o público em geral. Então pensei Drowned World por quê é uma das minhas músicas preferidas no álbum, mas poderia passar uma conotação negativa, daí fomos para Veronica Eletronica mas achamos que ficaria melhor para um álbum de remixes. Decidi por Ray of light, um nome mais cheio de esperança,"









Madonna, na edição Words and Music lançada no Japão.

domingo, 17 de outubro de 2010

Santa Madonna


Imagem rede Globo, reproduzida no site estilomadonna.com.br





O programa Esporte Espetacular da Rede Globo nos brindou com um surpresa maravilhosa e emocionante em uma matéria sobre os jovens dos morros que se envolvem com as drogas e a criminalidade mas que de alguma forma conseguem vencer seus vícios e erros e transformar-se, principalmente através do esporte. E quem aparece como responsável pelo incentivo á transformação e á superação de um deles?
Quem?????


Quem??????????





Madonna!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Na sua última passagem pelo Rio de Janeiro no carnaval de 2010, Madonna teve contato com alguns desses jovens e pode transmitir força e inspiração para transformar a própria vida, tomar as rédeas da situação e descobrir o que eles mesmo podiam ter como ferramentas para essa mudança.

Madonna!!!!

A Santa Madonna.
Essa imagem que ela está tentando construir agora, mais velha, já rumando para a sua possível última fase da carreira e que ela que deixar como sua maior imagem. A da transformação da pecadora em santa.

sábado, 16 de outubro de 2010

MDG










Madonna em fantasia, em delírio, dominando homens mais jovens, explorando seu poder, se entregando ao momento e á sensação, bela, dona de uma linha de óculos escuros, uma empresária, uma designer, uma mulher.





Nova imagem para a campanha da linha MDG para Dolce & Gabbana, por Steven Klein.
Pode ser vista nas páginas da Elle Brasil de outubro.

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Quem são esses garotos?

No final da Sticky&Sweet Tour, em dezembro de 2008, num festa "secreta" num lugar "secreto" em São Paulo, Madonna tirou algumas fotos com Steven Klein, já com a presença de Jesus Luz que ela tinha acabado de conhecer no ensaio para a W Magazine, no Rio de Janeiro.


Alguém muito esperto e sortudo que estava no momento conseguiu tirar algumas fotos, provavelmente de um celular e nos mostrou o que rolou na festa que serviu de locação para novas fotos.




Mas por meses eu fiquei me perguntando para quê serviriam essas fotos.






Até que no final de 2009 elas surgem para a capa do novo single Celebration!
Será que ela já pensva em algo assim nessa época? Ou foi só um aproveitamento de material?







Seja como for, a capa do single é a mais natural e espontânea depois de Get together...

domingo, 3 de outubro de 2010

Quem é ? Madonna...







Em 1998, no evento da Caminhada da Fundação APLA pela prevenção e defesa dos portadores de HIV.




Madonna agindo e alertando.