Páginas

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Madonna, the first

Lista de informações do período de gravação do primeiro álbum, Madonna.


fontes: pesquisas do madonnanation, wikipedia, biografia por Lucy O'Brien e por J. R. Taraborreli





1980:
Madonna se reúne com com o antigo namorado  de colégio, Stephen Bray que tinha acabado de se mudar para Nova York. Ela precisava de um baterista para sua nova banda e eles formam vários conjuntos: The Millionaires, Modern Dance, Emmenon, e finalmente Emmy. Eles vivem e ensaiam no Music Building na 8th Avenue e ás vezes trabalham juntos, sem o resto de sua banda, e, algumas músicas e demos. (Madonna por Andrew Morton)

 





1981: 
De acordo com Bray, é neste ano que ele e Madonna escrevem as que vão levá-la a conseguir um contrato com a Sire Records. (de um artigo escrito por Bruce Baron para Goldmine Magazine, em 1999)


1982:
Fevereiro: Madonna demite a empresária Camille Barbone por que ela está "demorando muito para arranjar um contrato de gravação." Camille tinha sido empresária de Madonna por quase um ano e meio (de acordo com Barbone) e estava  perto de conseguir-lhe um contrato com a Columbia Records. (Madonna, Andrew Morton)
Março: De acordo com várias das biografias não autorizadas Madonna passou a primavera de 1982 preparando uma fita demo com 4 faixas para fazer circular em clubes e aos  DJ's. Depois de se concentrar em letras e melodias, por semanas, eles sentiram que tinha material suficiente e pediram ao pessoal que já vinha trablhando com Madonna nos últimos meses para que ajudasse a materializar estas gravações em estúdio. Conseguiram produzir uma fita com  quatro faixas finalizadas:

• Don't You Know?
• Everybody
• Ain't No Bg Deal
• Uma versão de Stay - que depois combinada com alguns versos de Don’t You Know estaria no álbum Like A Virgin)

Abril: Madonna conhece DJ Mark Kamins na Danceteria. Eles tem um breve relacionamento sexual e Madonna o convence a tocar sua canção "Everybody" no clube. Kamins leva suas músicas para Chris Blackwell da Island Records. que recusa a fita.
Kamins leva a fita para a Sire Records. Seymour Stein (o presidente da Sire) mostra interesse , mas atribui ao executivo Michael Rosenblatt para verificá-la. Rosenblatt escuta a fita e diz que é "ok, mas não incrível" e compromete-se a assinar um acordo para Madonna de 2 faixas, supostamente  por US $ 15.000. Ele também diz que Kamins e Madonna devem pagar os custos adicionais. Rosenblatt diz em uma entrevista a Andrew Morton que foi Ain't no big deal que garantiu o contrato, não "Everybody".
Kamins foi autorizado a produzir as faixas, o que irritou Bray como compositor das canções. Mas iiso era um acordo de Kamins com Madonna se caso ele conseguisse um contrato para ela e então, Madonna etava sem muita chance de escolha.




Verão de 1982: Madonna e Kamins registram as que sairão pela Sire. Kamins não era um produtor muito experiente e tinha dificuldade para dirigir Madonna no estúdio. Como resultado, Ain't no big deal  é considerada a mais fraca das duas músicas e Rosenblatt decide lançar "Everybody" deixando a outra música em arquivo.
06 de outubro: Everybody é lançada comercialmente e para os clubes de dança. A capa do single não tem Madonna e sim uma ilustração por seu amigo Martin Burgoyne, e isso não teria sido por acaso. Muitos na Sire notaram o som black de  Madonna e o single tocou bastante na WKTU em Nova York - uma estação conhecida por sua audiência de  negros e latinos. Fab 5 Freddy - um artista graffitti e rapper na época - disse em uma entrevista que todas as crianças e jovens negros e porto-riquenhos foram ouvindo essa música em seus boomboxes na rua. Ele disse que  juntamente com os gays no clube de dança estes eram a sua primeira audiência formada. O single tem sucesso mediano sucesso e acaba vendendo 80.000 cópias apesar do airplay de rádio limitado.
Madonna diz futuramente na revista Rolling Stone: "Eu morava no Upper West Side, 99 com a  Riverside, e cerca de 07:00 da noite eu tinha o rádio ligado no meu quarto, na WKTU, e ouvi " Everybody ". Eu disse: 'Oh, meu Deus, isso sou eu saindo das caixas. Foi uma sensação incrível."

Outubro / Novembro: Madonna passa a conhecer todo mundo na Sire e passa a frequentar clubs com Bobby Shaw, do departamento Dance. Durante uma dessas noitadas, no The Funhouse, Madonna encontra  John "Jellybean" Benitez tocando  lá. Eles se gostam e começam  namorar, logo passando a ter uma relação profissional também. 



Novembro: Depois de uma  resposta inicial muito boa nos clubs  com "Everybody", Seymour Stein e Michael Rosenblatt oferecem  a  Madonna um contrato para fazer um álbum completo. 





Eles decidem que "Burning Up" deve ser o próximo single, no entanto, eles preferem ter um produtor diferente à frente do projeto. A Warner traz  Reggie Lucas, um compositore produtor  negro que já tinha emplacado um hit R&B #1 e  ganhado um Grammy de Melhor Performance R & B Feminino para Stephanie Mills com I Never knew Love Like This Before um ano antes.
Lucas colabora com Borderline e Physical Attraction - que ele escreveu. Essas faixas, junto com "Everybody", de Madonna, "Burning Up" e uma nova canção que ela tinha escrito sobre Mark Kamins chamada Lucky Star (como ela o chamava) foram a base para o novo álbum. Surgiram Think of Me e I Know It (de Madonna) durante essas sessões de gravação.
Segundo Stephen Bray Madonna escreveu Physical attraction sozinha mas que deve ter acordo para dar Lucas 100% dos  créditos. Bray também revela que "Everybody" foi creditada apenas a  Madonna apesar de ter sido uma colaboração com ele e os créditos de Ain't no big deal ficaram todos para ele.
 
Novembro : No Sigma Sound Studios, em Nova York Madonna começa seu trabalho no álbum de estréia. Lá, ela registra várias versões de Burning up e Physical attraction.
 
16 de dezembro: Madonna canta "Everybody" ao vivo pela primeira vez no cabaret show do Haoui Montaug, No Entiendes, na Danceteria esta noite. Seymour Stein, Michael Rosenblatt e  pessoal da Sire estão presentes. Embora não fiquem impressionados por sua performance ao vivo, eles decidem que Madonna tem uma forte presença visual e merece um vídeoclipe.  Rosenblatt oferece 1.500 dólares a Ed Steinberg  e eles gravam o vídeo no Paradise Garage e não no Danceteria como dizem) porque o clube os autorixou a filmar lá de graça. O vídeo não é oferecido á MTV, mas passa em vários clubes em todos os EUA, o que ajuda o o single nas paradas dance.

O amigo de Madonna Martin Burgoyne ficou encarregado de produzir a capa para este primeiro álbum. As fotos foram tiradas por um amigo de Maripol, Edo Bertoglio e algumas impressões teste foram feitas. O título do álbum era ainda Lucky Star e na contra-capa do single Burning up (que foi desenhado por Martin) o anúncio do álbum que viria a ser lançado pela mesma cantora da faixa, tinha esse nome, Lucky Star.




1983:
Janeiro: Neste mês ela faz algumas apresentações em Nova York - no Roxy e também no Peppermint Lounge. Ela canta Everybody e Physical attraction.

Fevereiro: Viaja com Mark Kamins para o Reino Unido para divulgar aos clubs seu próximo single, Burning Up. Ela performa pela primeira vez no Reino Unido no clube Hacienda, em Manchester. O público (supostamente) não responde bem. Ela também promove, em Londres, um clube chamado Sky, e no Camden Palace.
Ao voltar para Nova York, Madonna volta a trabalhar no álbum. Reggie Lucas tem uma produção mais profissional e clara e Madonna ás vezes conflitava com ele por que queria simplificar.
Madonna, insatisfeita com o produto acabado, levou o álbum completo para seu amigo John "Jellybean" Benitez, que remixou várias das faixas, incluindo Burning Up, Lucky Star e Physical attraction. Madonna também decidiu que  Ain't no bid deal, regravada, fosse o próximo single, no entanto, Steve Bray (ainda irritado com Madonna sobre a situação do produtor) já tinha dado a música para um grupo disco chamado Barracuda ,da Epic Records.
Em pânico para criar mais uma outra faixa, Madonna virou-se para o agora namorado Jellybean para obter ajuda. Jellybean tinha uma música que ele tinha os direitos sobre, "Holiday, que já tinha sido recusada por outros cantores. Jellybean convenceu Madonna a gravar "Holiday.

09 de março: Sire lança "Burning Up / Physical attraction".
Um vídeo também é comissionado para "Burning Up" (apesar de não estrear na MTV até  outubro) quando o interesse por Madonna começa a  se construir no mainstream. Sire traz a designer  Maripol para ser a  estilista de Madonna, enquanto a amiga de Madonna Debi Mazar faz o make-up. Ken Compton foi escalado como o interesse amoroso de Madonna no vídeo e Steve Barron (que tinha acabado de sair de dirigir "Billie Jean" de Michael Jackson) foi contratado como diretor.

Abril: acaba o prazo para finalização do álbum.

Maio: Madonna canta "Holiday" no Studio 54 neste mês para criar um buzz para o seu novo álbum - ainda  intitulado Lucky Star .
O nome do álbum é alterado no último minuto para simplesmente Madonna. O nome é considerado "mais emblemático" pela gravadora. Há rumores de que a mudança foi tão no último minuto que existem algumas prensagens que ainda têm o título como Lucky Star.

Junho : Madonna faz aparições promocionais em clubes no Reino Unido novamente (principalmente em Londres), onde ela executa "Holiday" - incluindo o Camden e The Machine Music.
17 de junho: Madonna se apresenta ao vivo no Clube Celebrity em Nova York.

Julho : "Holiday" é escolhido como o próximo single.

27 de Julho: O álbum de estreia é lançado.






Segundo a Wikipedia com base nas informações em publicações, vazamentos e fóruns de fãs ao longo dos anos, estas são as faixas que ficaram de fora do álbum:

Ain't no big deal - Versões não lançadas produzidas por Mark Kamins, Stephen Bray e Jellyben Benitez. A versão produzida por Reggie Lucas foi lançada como lado B do single de True blue em 1986 e também na coletânea  Revenge of the Killer B's, Vol. 2.

Writer's Block - Registrada como composição de Madonna e Rick Warren para uma série chamada Cover Up. Warren produziu vários temas para a TV nesta época e existe um episódio do programa com este nome que foi ao ar em 1984.

Sidewalk talk - não fez parte das gravações do álbum (não oficialmente) mas foi produzida na mesma época, 1983, com Benitez. Madonna também compôs a letra e gravou backing vocals da versão lançada por  Catherine Buchanan. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário