Tamara de Lempicka teve o glamour e o requinte como uma marca registrada.
Em sua vida pessoal, em suas roupas, em sua obra, a excelência no cuidado, na sensualidade das formas, na elegância e na profusão de cores, na feminilidade em todos os tons aplicados em linhas curvas e expressões faciais fortes.
Madonna em 2009 foi a estrela pela segunda vez da Luis Vuitton, marca de prestígio e centenária no luxo, na elegância e na ostentação.
Fotografada por Steven Klein, numa campanha multicolorida e brilhante, criticadíssima pelo uso do photoshop para os efeitos de cor mas também de retoques que ameaçaram a naturalidade do trabalho, Madonna apareceu jovem e quase uma boneca nesta campanha.
Mas que deve ter tido uma referência.
As cores mixadas quase em efeito de negativo, seriam para alguns inspiradas nas fotografias de Man Ray (pesquise no Google!), que também apresentavam um tipo de sompra ou de contorno como se a imagem fosse duplicada e a aparência plastificada.
Mas a proximidade dos tons fortes e dos tecidos brilhantes e macios lembra aquela feminilidade e glamour com que Tamara retratou suas mulheres.
Talvez não seja isso, e nem sempre Madonna faz tudo tão belo (nem o Steven Klein, meu ídolo) , mas também não custa acreditar que Madonna ainda tem uma ligaçãozinha com essa mulher tão inspiradora.
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