quinta-feira, 23 de abril de 2020

American Life: jóia subestimada


Site Idolator (idolatrando mesmo!) lembra o aniversário de 17 anos em 2020 da jóia revolucionária American Life, o nono álbum de estúdio da rainha do pop, com um sólido recado anti presidente e política americanos mas que depois vira uma autoreflexão cabalista e espiritualista.


Abril foi um grande mês para os fãs de Madonna. O LP de Hard Candy da rainha do pop comemorou recentemente seu 12º aniversário, enquanto American Life faz 17 anos hoje (21 de abril). Ambos os álbuns foram relegados às notas de rodapé da discografia sagrada de Madonna, o que é uma injustiça - principalmente no caso da American Life. Espremido entre as épocas de mega sucesso de Music and Confessions On A Dance Floor, o nono álbum do ícone pop foi uma decepção comercial ... pelo menos por seus elevados padrões. Isso não reflete, porém, sua qualidade.

Minha única queixa com a American Life é a faixa-título. Um comentário sobre o consumismo e o governo Bush, a música fervilha de raiva compreensível. O que poderia ter sido um momento decisivo na cultura pop foi prejudicado por letras desajeitadas e um vídeo desconcertante. O rap explícito tornou-o um alvo fácil para a zombaria da mídia, enquanto o visual original, que encontrou Madonna jogando uma granada em George W. Bush, foi rapidamente descartado após a invasão do Iraque em 2003. Infelizmente, a controvérsia resultante descarrilou toda a era

O problema é que "American Life" é muito fora do comum no álbum. Em vez de política, a maior parte do M9 está preocupada com o crescimento espiritual e pessoal. Tome a "Love Profusion", simultaneamente sonhadora e consternada, que é uma profissão corajosa de amor diante de uma crise existencial ("Perdi minhas ilusões, o que quero é uma explicação"). É uma música pop incomumente adulta que contém algumas das mais intrigantes produções de Mirwais. Também possui um vídeo muito bonito - cortesia do diretor Luc Besson - e meu remix favorito de Madonna de todos os tempos (o Headcleanr Rock Mix de Remixed & Revisited).

Igualmente majestoso é "Nothing Fails". Uma canção de amor despojada e tingida de evangelho, que expressa o mesmo sentimento de "Like A Prayer" - embora através das lentes de uma mulher com décadas de experiência na vida. O pop raramente chega ao fundo, mas isso certamente acontece. Enquanto "Love Profusion" e "Nothing Fails" acham Madonna mais introspectiva, ela também não poupou dinheiro. Eu sei que muitos fãs misturam emoções sobre "Hollywood", mas eu amo isso. Outros de encher a pista notáveis ​​são o desafiador "Nobody Knows Me" e completamente excitante "X-Static Process". 

Quando você escuta "Die Another Day" do filme de James Bond e joias escondidas como "Mother and Father", você fica com um álbum incrivelmente sólido que merece ser mantido na mesma estima que outras ofertas de Madonna do início dos anos 2000. Na verdade, ele pressionou o pop o mais longe que podia na época, o que levou a rainha a buscar inspirações no passado (ou seja, disco music) no próximo álbum,  Confessions. Para aproveitar todo o escopo da época tocando American Life, seguido de Remixed & Revisited. Vale a pena fazer uma viagem pela memória.


Nenhum comentário: