quinta-feira, 30 de abril de 2020

Hard Candy faz 12 anos: obra divisória


Site Idolator (que realmente tem seus momentos de adoração) lembra os doze anos de Hard Candy, o último grande álbum de Madonna (até Madame X), não tão grande quanto o antecessor e odiado por muitos.


De Mike Wass, no 


 (Acompanhe mais postagens sobre Hard Candy neste blog: https://imagem-madonna.blogspot.com/search/label/Hard%20candy)

O disco Hard Candy de Madonna faz 12 anos neste mês (em 19 de abril, para ser exato) e eu decidi marcar a ocasião revisitando a obra divisória.
Transparência completa: O 11º álbum da rainha do pop não me encheu de alegria quando chegou em 2008. Após o domínio do pop-dance de Confessions On A Dance Floor, Hard Candy parecia um passo para trás. Em vez de inovar, ela decidiu usar o som pop-encontra-hip-hop que The Neptunes e Timbaland já estavam explorando com artistas como Justin Timberlake, Nelly Furtado e Gwen Stefani.


Como um dos poucos álbuns de Madonna que não toco regularmente, pude reavaliar o Hard Candy com ouvidos semi-frescos. A produção é muito do seu tempo, mas há uma indignação no projeto que eu aprecio mais com o benefício da retrospectiva. Em vez de se repetir (como eu queria um Confessions 2), a lenda viva decidiu se envolver em batidas urbanas - sem o som da house music como fazia em Bedtime Stories - aos 49 anos. Ah, e ela também teve a audácia de abrir o álbum com uma música sobre sua vagina. (?)




"Candy Shop" é, sem dúvida, o momento mais icônico do Hard Candy - hits enormes como "4 Minutes" e "Give It 2 ​​Me", que se mantiveram incrivelmente bem, não podem competir.
A música é tão importante em seu show ao vivo que sua ausência no Madame X Tour pareceu um tapa na cara. "Não finja que não está com fome, há muito o que comer", diz Madonna nesse som igonorado Grammy. "Entre na minha loja, porque meu açúcar é doce." A produção de Neptunes é arejada e de várias camadas, enquanto a ponte ("meu açúcar é cru, pegajoso e doce") deve ser esculpida na estátua da liberdade.
Além de “Candy Shop” e dos singles mencionados, outra faixa que envelheceu belamente é “Miles Away”. Co-produzida por JT, Timbaland e Danja, há uma gravidade emocional nessa música que noutros cortes estão faltando. De certa forma, isso me lembra "Love Profusion" - talvez seja a sensação palpável de saudade. Outros destaques em Hard Candy incluem "She's Not Me", que realmente deveria ter sido um single, e a leve e muito amável "Dance 2Night".


Lembro-me de adorar “Incredible” após o lançamento, mas soa um pouco estridente em 2020. O resto do Hard Candy é esquecível pelos padrões de Madonna. Faltam as camadas e jóias escondidas da American Life, o insight e a criatividade de Madame X e os estrondos de Rebel Heart. Em sua defesa, o álbum é coeso e alcançou o que se propôs a fazer. Ou seja, lembre a nova onda de divas que Madonna poderia vencê-los em seu próprio jogo.
Afinal, Hard Candy vendeu quatro milhões de cópias em todo o mundo e a turnê continua sendo a maior bilheteria de uma artista feminina de todos os tempos. Apenas lendas....




Hard Candy de Madonna faz 12 anos

Nenhum comentário: