quarta-feira, 29 de julho de 2009

Metropolis




Voltei no tempo alguns anos pra relembrar um fato interessante e clássico de Madonna.
Sua influência pelo cinema.


Metropolis foi lançado em janeiro de 1927.


Considerado uma obra-prima do cinema, foi dirigido pelo alemão Fritz Lang.
Impressionantemente moderno para a época, o enredo do filme tratava de assuntos que 80 anos depois são atuais: a dominação das massas, a exclusão, exploração do trabalho, a substituição do homem pela máquina.


Isso num tempo em que não havia TV em casa, nem computadores, os automóveis tinham por volta de 40 anos de existência.


Freder, filho de um poderoso industrial descobre que abaixo dos arranha-céus gloriosos da grande cidade-estado, vive uma humanidade oprimida que existe unicamente para trabalhar pelo bom funcionamento das elites do alto.


Nos subterrâneos uma jovem loira e delicada chamada Maria lidera um “culto de libertação” que prega a não violência e a vinda de um “mediador”, que fará a ponte entre a cabeça (os chefes) e as mãos (os operários).


Seqüestrada por um cientista, Maria é substituída por um robô, a mando do pai de Freder, e leva os membros do culto é revolução que culmina na destruição de um dos principais sistemas de máquinas da cidade.



MADONNA


Este foi o ponto de partida para o vídeo de Express yourself, de 1989.


Uma jovem loira (Madonna, desta vez) comanda a libertação da classe laboriosa oprimida que são as mulheres, incitando as mesmas á revolução.
O vídeo dirigido por David Fincher, foi um dos maiores sucessos da época e mostra Madonna como a poderosa que vive num palácio de riqueza e que tem uma série de operários a seu comando.





Uma cena do filme, ilustra a fábrica, a grande máquina, mostrada acima.

Esta fábrica e o clima da cidade inspiram o cenário de clipe.


Express yourself:




Vários elementos art-decó, as linhas retas do futurismo europeu e do expressionismo alemão estão presentes no design do cenário e dos móveis.



E no ano seguinte na Blond Ambition tour, Madonna levou e referência mais a frente, reproduzindo a cidade das máquinas, onde ela surge trazida por um elevador, faz sua dança conquistadora e desce para “socializar” com os empregados, que são dominados por ela.







Outro elemento presente no cenário da mesma tour é a catedral do terceiro bloco, similar a uma que aparece no filme.








Esta é a grande diferença de Madonna: sua cultura
.
Utilizar um clássico de décadas para passar uma mensagem de outro tempo, de outra intenção e habilidosamente fazer a ponte entre o clássico e o novo.




Outro momento clássico é o final do vídeo que traz a frase:
“Sem o coração não pode haver entendimento entre a mente e as mãos”
O mediador esperado no filme era justamente Freder, que representava o sentimento, necessário para que a mente trabalhe com as mãos.










Por curiosidade trago também cenas da dança de Maria.
Freder tem uma visão onde Maria dança para a classe alta da cidade-estado e os leva á perdição e as imagens me fizeram lembrar do vídeo de Fever.














São estas informações que nos deixam contentes em saber que somos fãs de alguém que sempre buscou conteúdo social, artístico e histórico para seu trabalho.

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