domingo, 18 de julho de 2010

Madonna e o príncipe do desenho.

Keith Haring nasceu em 04 de maio de 1958, na Pennsylvania, filho mais velho com três irmãs.

Criativo e sensível, se interessou cedo pelo desenho, coisa que o pai incentivou, estudou Design Gráfico e começou a desenhar nas paredes dos metrôs de Nova York e também em todo espaço que encontrava, objetos, muros, mesmo em lugares que pudessem ser destruídos com o tempo, mas queria que seu traço fosse visto e aimagem comunicasse algo para quem visse.


Começando com formas básicas e temas alegres e cheios de vida, como o "bebê radiante" que se tornou uma marca de seu trabalho, com o tempo seu trabalho começou a ganhar peso e reconhecimento, apoiar causas e discutir e criticar comportamentos e depois passou a ser a confissão tenebrosa das dúvidas e sofrimentos de um homem diagnosticado portador do vírus da AIDS, em uma época de desinformação, preconceito e morte certa.









Após esse choque, volta a apresentar a vida em sua obra, como esperança. Ficou amigo de Andy Warhol e Kenny Scharf, amigo de crianças, amigo de todos, criou uma fundação para cuidar de crianças e disse uma vez "que permaneceria vivo através de sua obra".Faleceu em 16 de fevereiro de 1990.









Como artista nova da década de 1980, circulando pela mesma Nova York fervilhante que Haring, Madonna o conheceu e teve contato com a força de sua obra.













Em 1984 Madonna fez uma performance (com registros raríssimos) na lendária Paradise Garage, cantando Dress you up. Era aniversário de Haring.

















Mas ele ainda está vivo.

Nenhum comentário: