segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Madonna conta um segredo

                        



Qual era o segredo, afinal de contas? Para o primeiro video retirado do disco que veio para limpar sua imagem de vagabunda, Bedtime Stories, Madonna escolheu a música Secret, romântica, mais lenta e que soava como um R&B antigo, e uma jovem diretora e fotógrafa, Melodie McDaniel. A música fala de um segredo. Um segredo que alguém guarda, ou Madonna guarda. O vídeo permite múltiplas interpretações. Ou nenhuma. Pode não haver segredo nenhum. Mas há alguns símbolos.


Madonna canta sempre com os joelhos próximos, não permitindo abertura total das pernas (fechando-se para que nada entre, ou saia)





Várias vezes pessoas tocam a barriga (aonde ficam os bebês!)



Várias pessoas olham para a câmera com um certo olhar de julgamento.







Algumas jovens aparecem na rua, talvez como prostitutas (promiscuidade, ou aventuras sexuais)

Um rapaz negro olha sempre de longe para Madonna.


Aparecem crianças negras várias vezes.





Madonna toca as veias do braço três vezes, assim como um rapaz.
Uma moça aparece com um frasco de remédio (drogas?) na mão.
Madonna veste uma roupa branca (pureza, virgindade), aparecendo de pernas abertas e fechando-as e também tapando os genitais com as mãos (nada entra, nada sai).
Uma mulher joga água no rosto de Madonna. A água representa a vida, o espírito, o batismo, a limpeza.


Aparece um altar católico.

Uma pessoa reza com um terço e uma cruz.


Uma pessoa idosa faz um gesto de lavar as mãos ( se limpar, se livrar )

Um rapaz negro entrelaça as mãos e abre em direção para fora do corpo (expulsando, tirando)


No início do vídeo, o relógio aparece em destaque, marcando uma hora específica, talvez.




No final do vídeo, ela aparece com o rapaz negro e uma criança... é a criança que ela teria, ou desejaria ter?






ABORTO?





É uma interpretação possível. Madonna sempre teve queda por latinos e negros. Naquela época ela namorou Dennis Rodman, jogador de basquete, mas pode ter sido que o vídeo foi criado antes disso, não sei. Talvez seja algum outro rapaz negro com quem ela tenha se envolvido. E que talvez tenha engravidado Madonna, em alguma de suas aventuras sexuais. Madonna então, sem avisar ao homem, recorreu a algum tipo de remédio ou chá ou erva com alguém idoso, clandestinamente, num bairro afastado de Nova York. Por isso, pernas fechadas, mãos na barriga, nas veias, uma oração pedindo proteção, água, crianças em seus pensamentos. No final um menino negro aparece recebendo o carinho de Madonna. Talvez o filho que ela poderia ter tido. É o que EU vejo. O que você vê?

Um comentário:

GB-NYC disse...

Acho incrivel como o video de Secret ainda rende, eh um dos trabalhos mais belos de Madonna.

A presenca de tantos negros eh facilmente explicada: a locacao do video.
Secret foi filmado no Harlem, comunidade tradicionalmente negra (com areas hispanicas, tambem). Ate hoje, mesmo apos um periodo de gentrificacao que ocorreu no fim dos anos 90 e inicio dos 00s, o Harlem continua sendo essencialmente um bairro negro.

A diretora, Melodie McDaniel, atraiu o interesse de Madonna por incluir em seu trabalho (assim como Madonna) o tema religioso e de multiplicidade, trabalhando com a interacao de diferentes povos e religioes. A correlacao interracial e inter-religiosa do clipe trabalha com a nocao de que pode-se viver pacificamente num ambiente "plural". Lembrando que o Harlem abriga uma imensa comunidade batista, com uma crescente comunidade islamica. Alem das areas catolicas do chamado "Spanish Harlem".

O video trabalha muito com a ideia do renascimento e da danação - com imagens explicitas de maldição e batismo. Ao mesmo tempo, sugere o renascimento cultural de uma area que, por muitos anos, foi esquecida. Madonna, sempre a frente de seu tempo, ja sugeria a revitalizacao do espaco fisico e cultural do Harlem antes mesmo do processo de gentrificação da area ter tomado forma (isso so aconteceu na transicao entre anos 90 e 2000).

No mais, acho que o "segredo" do clipe pertence ao namorado de Madonna. Percebe-se uma drag queen negra, cujo rosto nao eh mostrado claramente, pernas musculosas e masculinas em salto alto subindo escadas e, de repente, o namorado de Madonna esta em casa com ela e a crianca. Creio que este seja o segredo: ele, o namorado, pai de familia, eh uma drag queen.

No entanto, nao eh o segredo o tema mais importante do video e sim a mensagem: é possivel conviver com diferencas étnicas, religiosas e de estilos de vida pacificamente, pois todos nos temos nossas falhas e pecados (nossos segredos). Dai o conceito da danação e do renascimento tao usado no clipe:

Os drogados nas ruas, as mocas que parecem prostitutas, a cantora de boate da noite (Madonna), a drag queen, o casal informal (nao casado) com filho... todos sao malditos perante alguma crenca, nenhum deles levam uma vida livre de pecados ou falhas, porem todos uscam salvacao. O "renascimento" de Madonna acontece apos seu batismo espiritual.

Tem muito mais para ser analisado nesse clipe, mas o espaco e o meu tempo nao me deixam digitar mais, hahaha.

;-)