sábado, 26 de março de 2011

Herança de liberdade na dança



Martha Graham, coreógrafa, dançarina americana (1894-1991) foi uma mulher revolucionária. Sim, ela revolucionou a dança, de herança fria e rígida do Ballet, secular e marcado pela influência dura do comportamento e pensamento do homem pós-renascença. Martha quis respeitar o corpo humano e sua movimentação natural, sua articulação essencial, da constituição pura do nosso corpo, sopro divino, criação bela. Sem torturas, sem agressões, sem limitações para mover-se para expandir espaços e flexibilidade.


Martha pensou como mulher, enfrentou como mulher e influenciou a dança, iniciando o que hoje são a dança contemporânea e a moderna, fluindo essa liberdade e consciência para o jazz e daí por diante.



Pearl Lang foi solista da companhia de Graham e foi quem acabou dando aulas de dança para Madonna qunado esta decidiu que levaria a dança a sério como profissão e mesmo que já tenho dito em entrevista que não usava nada da companhia em seu trabalho, obviamente trazia seu aprendizado de lá, e foi quem exigiu um comportamento sério e regular de Madonna para que ela se encaixasse num grupo, e que não se isolasse num mito criado por ela mesma. Diz Pearl que viu na petulância de Madonna um sinal de que ela era alguém incrível.
Seja como for, Madonna incorporou essa herança de liberdade em seu corpo e foi mais uma abençoada com essa técnica libertária.

E vimos que isso tem tudo a ver com sua personalidade, assim como Madonna também influencia dançarinos, artsitas pop em seus shows e tem já tão natural em si essa movimentação claramente aberta e expansiva.




Isso é um convite á nossa exploração da beleza do corpo, seja ele como for e o que podemos fazer com ele, para o bem, para a arte.



Nenhum comentário: