terça-feira, 2 de março de 2010

Vogue - 20 anos




Um sucesso de Madonna que atravessa as décadas, conhecido por quase todo o mundo, que assim que ouve na hora começa a fazer umas poses estranhas pra imitar a dança. E é isso que a música manda fazer. Faça uma pose!



Vogue foi lançada como single em 21 de março de 1990 (sim, há 20 anos).





E uma música que traz muitas histórias, ótimas referências e o foco naquilo que é sempre meu objetivo de pesquisa: a imagem.





A imagem de Madonna, dos artistas, a maneira como uma pessoa fica gravada na memória e na história.

Pose, face, Vogue.





No período talvez de maior sucesso da carreira, após a polêmica de Like a prayer, um disco aclamado como o melhor de sua carreira, um casamento escandaloso e shows espetaculares, Madonna precisava se manter no topo e subir ainda mais.






Prestes a lançar o single para a faixa Keep it together, do disco Like a prayer, Madonna e Shep Pettibone começaram a pensar em uma faixa boa e dançante para ser o lado-b do single.

Madonna já havia conhecido Vogue, nas discotecas gays de Nova York, onde presenciou José e Luis, de um grupo chamado House of Xtravaganza em uma apresentação na Sound Factory, com sua amiga Debi Mazar. Madonna viu os dançarinos e pediu pra que eles fizessem uma apresentação fechada, só para ela. Ordem cumprida, Madonna não só decidiu que utilizaria aquilo como parte de sua música, como acabou contratando Jose e Luis para o vídeo da música...






O estilo de dança Vogue baseia-se nas poses de modelos nas páginas da revista de moda mais importante do mundo, em movimentos complexos, alongados, marcados e rápidos, tendo um pouco de influência do hip-hop e break e não é só praticado por gays. Até hoje existem campeonatos de Vogue, que já se divide em estilo clássico e mais moderno.






Como o resultado ficou excelente, os executivos da Warner decidiram que a música deveria ter um single próprio.

Como neste período Madonna já estava envolvida na produção de Dick Tracy, mesmo não tendo nada a ver com o filme, Vogue foi incluída no álbum inspirado pelo filme.









Fim da parte 1.



2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo post!!!

Edgard.

artecence disse...

arrasou como sempre...IQ