terça-feira, 9 de março de 2010

Vogue - 20 anos




O vídeo de Vogue foi filmado em 09 e 10 de Fevereiro de 1990 em estúdio na Califórnia. Dirigido por David Fincher, homenageava as grandes estrelas do cinema do passado, as belas poses e faces, as imagens icônicas da moda e do glamour, da beleza, era uma celebração ao poder da imagem, da bela imagem, aquela que fica gravada na memória das gerações.

O resultado do vídeo foi justamente esse. Já na época foi considerado o melhor clipe de Madonna, um dos melhores de todos os tempos, foi indicado a Vídeo do Ano no VMA, e até hoje é dos mais lembrados de sua carreira.









Nele podemos reconhecer uma imagem clássica de Horst P. Horst, importante fotógrafo, Marylin Monroe, Verônica Lake, quadros de Tâmara de Lempicka no cenário e os bailarinos de Vogue que Madonna tanto admirou.

A própria Madonna passa a ser uma musa além do tempo neste vídeo, é como se ela já fizesse parte desse rol de grandes nomes e hoje sabemos que ela já faz. Estes aparecem fazendo a famosa dança, que por causa desse vídeo tornou-se conhecida, mesmo que não tenha sido o primeiro a mostrar os passos de voguing (como era chamada a dança, própriamente dita). Outros artistas da house music e da música eletrônica já estavam utilizando essa “nova tendência”, mas como Madonna estava no auge da popularidade, o fato dela ter feito o vídeo fez parecer que foi ela quem criou, descobriu ou lançou oficialmente o estilo.









A filmagem em preto e branco combinou exatamente com o glamour da Hollywood do passado e das fotografias clássicas que eternizaram divas e astros.

Há cenas onde os seios de Madonna aparecem por baixo da blusa rendada e a MTV queria reeditar o clipe (!) para poder exibí-lo, mas é lógico que Madonna não permitiu.

Além disso a presença de bailarinos explicitamente gays e afeminados fez a ligação com o público que mais se identifica com ela, aproxima a rainha da liberdade de expressão a quem tanto disso necessita, assim ela mostra que está do lado dos gays e que eles são livres.

Suas backing vocals Donna DeLory e Niki Harris também ganham maior espaço e passam a formar um trio com ela.







Duas décadas depois, ela é a própria imagem de VOGUE. Tão clássica e ícone quanto Greta Garbo, Monroe, Dietrich and DiMaggio...





Fim da parte 2

Um comentário:

Unknown disse...

Ique, querido, hoje assisti em DVD "A Malvada", com Bette Davis. Outra grande diva, que Madonna bem encarnou e homenageou na música VOGUE. Obrigado pela lembrança. Bjs