quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tamara, Madonna

Tamara de Lempicka nasceu Maria Górska, na Polônia em 1898.

Filha de um advogado e uma socialite, estudou na Suíça, tendo seus pais separados, morou com sua tia e com 15 anos conheceu na Rússia o homem com decidiu se casar e adotou seu sobrenome, Lempicki.
Quando ele foi preso durante a revolução russa, ela percorreu diversas prisões atrás dele e conseguindo libertá-lo, passou com ele por vários países.

Foi em Paris que ela começou a desenvolver seu estilo artístico, sendo que ela já trazia uma intensa bagagem cultural e conhecimento dos mestres da pintura italianos. Seu estilo levemente cubista e geométrico ganhou notoriedade e sua produção aumentou consideravelmente e por volta de 1923 já expunha seus trabalhos em galerias importantes. É tida atualmente como um dos grandes nomes do período da Art-decó. Pintou retratos de grandes personalidades e nobres europeus. Foi um grande nome da boemia parisiense (ou seja, viveu onde a produção cultural fervilhava!), conheceu Picasso e Jean Cocteau. Tinha uma imagem de beleza muito forte e esteve abertamente ligada á bissexualidade e esteve relacionada de forma clara á lésbicas e bissexuais dos círculos artísticos. Por isso, seu marido a deixou em 1927. Negligenciou o marido e também sua filha, Kizette, a quem quase não via, mas retratou em diversas obras.


Tamara de Lempicka foi uma das primeiras mulheres e artistas a adicionar o glamour á sua carreira e vida, explorando a beleza, trabalhando a imagem e o conceito sobre si própria.







Quem mais poderia se apaixonar pelo trabalho dela?












Madonna, que desde criança queria chamar a atenção, ser vista e ser reconhecida por algo.
Não dá para precisar quando Madonna conheceu e se interessou pelo trabalho de Tamara, mas a primeira e mais óbvia aparição dessa referência e na abertura incrível e sensual da Who's that girl tour com a música Open your heart, quando o palco, a banda e os dançarinos estão sendo apresentados e obras de Tamara aparecem no telão que cobre Madonna.













Mas ainda assim, ainda vemos antes dessa tour a aparição do trabalho de Tamara em um videoclipe e outras imagens e gestos que lembram as obras dela...






















continua

Nenhum comentário: