sexta-feira, 10 de junho de 2011

10 anos depois - O livro




"O ano é 2145 e Londres está debaixo de água, devido a um ligeiro aumento na temperatura em todo o mundo. Na verdade, uma grande parte do mundo tornou-se pântano ou deserto,  as massas de terra se alteraram, levando a maior parte da humanidade a regiões de cada vez mais reduzida possibilidade de habitar.

A história começa com uma pequena equipe de investigação de ciência que está prestes a sair do que sobrou de Londres - um pântano virtual, habitado por gigantes lagartos e jacarés devoradores de homens. O Dr. Robert Kerns e vários membros da equipe estão tendo sonhos estranhos em que eles estão se tornando outras formas de vida, algo entre lagartos e humanos, e sendo levados instintivamente a permanecer no pântano e torná-lo sua casa.
Quando os outros cientistas e militares, finalmente saem do local em busca de novas terras, O Dr.  Kerns, uma colega cientista, o Dr. Bodkin, e a amante de Kerns, Beatrice , escondem-se e os vê partir. Eles ficam para ver o que vai acontecer e como eles sucumbem mais e mais para seus sonhos de devolução.

Mas aparece um albino chamado Strangman, liderando um bando de piratas selvagens em exploração de novas terra, encontrando crocodilos e jacarés assassinos. Strangman tem suas próprias idéias do novo mundo, e ele planeja roubar tanto do velho mundo possível antes que ele desapareça. Uma tensão desenvolve-se entre eles: Strangman quer Beatrice para ele.

Finalmente, quando Bodkin tenta impedi-lo de drenagem da lagoa para que ele possa invadir os restos submarino de Londres, Strangman prende Beatrice e caça Bodkin até matá-lo. Ele quer se tornar um exemplo para Kerns, então ele o crucifica para o gozo dos seus homens, permitindo-lhes realizar estranhos rituais simbólicos e tribalistas em seu corpo, torturá-lo e levá-lo a uma morte lenta.

Kerns consegue sobreviver, e tenta resgatar Beatrice de Strangman. Mas o albino está prestes a matá-los, quando os militares chegam para salvá-los. Kerns fica frustrado e Strangman se alia aos militares para tentar ainda conseguir os restos de Londres enquanto Kerns planeja afundar aquele pântano e escapar. Terminamos com Kerns fugirndo para as florestas pantanosas em busca do novo mundo, impulsionado por seus sonhos e instintos."









Esse é o resumo do resumo do enredo principal do livro The Drowned World, do autor de Ficção científica J.G. Ballard. É um dos  livros de uma série apocalíptica que começa com The wind from nowhere, depois passa para The drowned world, então para The burning world  e termina em The Crystal world, sendo que nos títulos já notamos a presença do ar, água, fogo e terra. Esses contos que mostravam como o mundo se torna perigoso e destruído pela ação humana pelo tempo, combina perfeitamente com o mundo em que vivemos hoje e que Madonna já visualizava em 2001, pouco antes do ataque terrorista que definiu os rumos da humanidade para a década que começava.






A história não está presente no show, mas a idéia de escuridão e necessidade de transformação sim, mais ligada a auto-descoberta e mudança da cantora. Os quatro elementos também estão lá e toda a dramaticidade da batalha pela auto-preservação.




Madonna foi fundo no diálogo entre a história do livro e sua própria história e aliou os dois momentos, que claramente mostravam o quanto ela estava chocada com a quantidade de coisas que dentro dele buscavam por resposta e mudança, o que é principal, pois sem mudança não haverá resultado.






É para todos os fãs pensarem.





Nenhum comentário: