quinta-feira, 9 de junho de 2011

10 anos depois - A estréia

10 anos atrás, Madonna estreava em Barcelona, Espanha, a Drowned World Tour, a turnê do mundo submerso, ou afundado. Ela estava excursionando nesse mundo afundado, no caso, o nosso.




Escuridão, neblina, cores cinzentas, árvore seca e sangue. Após toda a extravagância sexual dos últimos shows e daquele sorriso provocador, Madonna agora era séria, cheia de conteúdo psicologicamente tenso e performances que agregavam rebeldia á violência e melancolia. O sofrimento da Gueixa era o sofrimento da diva do pop que se prostituiu (gueixas não são prostitutas!) e foi consumida por todos e agora wueria saber: o que eu faço da minha alma? 

Seu alegre (gay) irmão não estava mais lá para brincar de palco teatral com ela. Agora ela tinha um dançarino capacho que podia se desdobrar para inovar em seu show e provar aos outros artistas que ela ainda mandava em tudo no mundo do pop e se alguém estava achando que ia ser a estrela do novo milênio era melhor se recolher.




E na noite do dia 09 de junho ela "chocou" a imprensa que esperava o que aquela jovem senhora ainda era capaz de mostrar em público mas se decepcionou com um show frio e cheio de questionamentos morais, que foram classificados como "uma mistura non-sense de coisas".

E mais uma vez ela mostrou como se faz um show: estudando, lendo, aprendendo, inventando e buscando referências novas. Criou um modelo de show que agora já está batido para todos e ela mesma, a divisão em blocos temáticos. Esse show teve a missão de cobrir os três últimos álbuns de estúdio, e duas turnês que ela deixou de fazer para realizar outros projetos. E ainda pegou no final toda a carga dramática de um dos eventos mais triste da história recente mundial, num clima que ela já previa nesse show apocalíptico.


Noite de abertura, imagens de imprensa:











Noite de abertura, fotos de fãs:







Imagens: site mad-eyes.com



Para mim, autor do blog, essa era a turnê do ápice da criação de Madonna e que tinha as melhores performances, mas foi superada no meu gosto pessoal pela Re-invention Tour.
Para muitos que se contentam com brilho e beleza, esse show é um espetáculo triste. 
Mas é o que eu acho que tem a performance mais incrível e grandiosa de todas as suas turnês: Frozen.








Mas, 10 anos se passaram e hoje olhamos para trás. Recomendo aos interessados, a leitura de notícias da época, assistirem filmes como Memórias de uma gueixa, O tigre e o dragão. Ler um pouco sobre a administração Bush. Ouvir Kraftwerk.

Um comentário:

Madonna Ever disse...

Olá Ique, legal sua retrospectiva sobre a DWT, adorei! Agora eu prefiro essa tour a Re-invention. bj